terça-feira, 9 de novembro de 2010

Exame Nacional do Ensino Médio

Nos dias 06 e 07 de novembro de 2010 realizou-se o Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM, uma prova cujo objetivo é avaliar a qualidade do Ensino Médio no país, bem como, fazer uso dos bons resultados para o acesso ao Ensino Superior em universidades brasileiras.

De acordo com o INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 3,3 milhões de candidatos realizaram a prova do ENEM. Neste contingente de candidatos, foi notório a participação de pessoas das mais variadas idades. Isto nos faz entender que o cidadão brasileiro está buscando sua inserção no sistema educacional, visando conquistar uma vaga na universidade.

Contudo, o nível de conhecimento presente nas provas do ENEM é contraditório com a realidade do Ensino Médio. A situação é mais crítica do que se possa imaginar. Os estudantes concluem o Ensino Médio sem adquirir o mínimo necessário de conhecimentos que permita o bom desempenho nas avaliações externas e outros processos seletivos. E quando se trata de leitura, de interpretação e de produção, os resultados são gritantes. Lembrando que a prova do ENEM fundamenta-se nesse tripé desafiando assim, a competência dos participantes. Compreende-se que, na sociedade globalizada e tecnológica na qual vivemos denominada de Sociedade da Informação e do Conhecimento, a leitura é fundamental e indispensável no processo de construção do conhecimento.

Sendo assim, pode-se afirmar que os educandos não estão preparados para realizar uma prova desta natureza. Por isso, é preciso repensar o Ensino Médio e intensificar a politica educacional garantindo a sua qualidade. Isto se faz com com investimentos financeiros, gestão eficiente, formação profissional, planejamento e execução sistematizado, organizado e avaliado de forma coerente e rigorosa.


Maria Sheleide

Nenhum comentário:

Postar um comentário